Notícias

GACC promove Setembro Dourado com ações de combate ao câncer infantojuvenil

10/09/2018, por Gacc

Campanha acontece em todo o território nacional e alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença.

Para sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil como fator essencial para a cura da doença, o GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer) promove em São José dos Campos a campanha Setembro Dourado.

A iniciativa, realizada em parceria com a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), tem como foco alertar sobre os sinais e sintomas da doença a fim de diminuir a taxa de mortalidade de crianças e jovens com câncer.

Segundo um estudo internacional coordenado pelo Centro Internacional de Pesquisa contra o Câncer, da agência da OMS - Organização Mundial e Saúde, especializada na doença, o número de casos de câncer infantil aumentou em 13% nos anos 2000.

No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), haverá mais de 12 mil novos casos de câncer infantojuvenil no próximo ano.

Cerca de 80% dos casos, entretanto, podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados como o Hospital do GACC, localizado em São José dos Campos e habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.


Como identificar o câncer?

Entre os sinais e sintomas do câncer, estão: palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças e brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

encaminhar

CONIACC

A Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - CONIACC representa a concretização de um sonho de anos das lideranças do movimento de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer, graças ao esforço, dedicação, amadurecimento e integração de 53 Instituições filiadas. Através da CONIACC, surge uma nova abordagem do papel das Instituições de Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer, ancoradas por uma visão de futuro, reconhecendo a responsabilidade de sua liderança em proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade, minimizando a dor e o sofrimento dos pacientes portadores de câncer infanto-juvenil e auxiliando em ações que proporcionem a ampliação dos índices de cura.

Acontece no GACC

Ajude nossas crianças e jovens
a realizarem os seus sonhos.

Doações:(12) 98181-0123