NEUROBLASTOMA

Os neuroblastomas são da família dos tumores neuroblásticos, que incluem também os ganglioneuroblastomas e os glanglioneuromas. São tumores que apresentam características distintas, sendo o neuroblastoma o mais agressivo e grave.

Já o ganglioneuroma pode ser considerado como um tumor benigno. É derivado das células embrionárias (que são células que vão originar os diferentes tecidos do corpo humano durante os primeiros momentos da gestação) responsáveis pela formação de uma parte do sistema nervoso, o sistema nervoso periférico simpático, e de parte de uma glândula chamada supra-renal, localizada acima dos nossos rins. Como quase todos os tipos de câncer da infância, o neuroblastoma também é de causa desconhecida. Até hoje nenhum estudo mostrou qualquer tipo de influência de fatores ambientais no desencadeamento da doença. Alguns casos de predisposição genética foram descritos, relacionando a doença a algumas doenças raras. Entretanto, na grande maioria das vezes não é possível determinar a causa para o seu aparecimento.

Esses tumores apresentam um comportamento muito variado: alguns mostram regressão espontânea; outros podem alterar suas características, amadurecendo para tumores benignos. Em outras ocasiões, podem ser extremamente agressivos e fulminantes. Por causa dessa variedade de comportamento, o avanço científico nos últimos 30 anos tem sido apenas modesto, principalmente, nas crianças acima de um ano, nas quais essa doença costuma ser particularmente agressiva e grave.

O neuroblastoma corresponde a 10% de todos os tumores da criança. Estima-se o aparecimento de 5 a 6 novos casos todos os anos. Não apresenta diferença entre as diversas populações do mundo, aparecendo tanto em meninos quanto em meninas, com média de idade em torno dos dois anos. O tratamento envolve cirurgia e, essencialmente, quimioterapia. Raramente, a radioterapia é necessária. O tratamento varia muito, sendo que, em alguns casos apenas a cirurgia é necessária. Em outros, quimioterapia agressiva e intensa tem de ser empregada.

Veja mais Informações sobre Doenças

Ajude nossas crianças e jovens
a realizarem os seus sonhos.

Doações:(12) 98181-0123